sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pirracinha Patriótica

Bom, deu uma pane no Blogger e simplesmente sumiu o texto que havia aqui com o título “Pirracinha Patriótica”. Portanto, tentarei recompô-lo aqui embaixo, já que não tinha salvo em meu pc, agora vai assim mesmo e sem revisão, era o seguinte:

Pirracinha Patriótica

Lembro-me que, quando pequeno, ao aprontar algo com um coleguinha, mesmo que não fosse tão colega assim, a senhora minha mãe, que aliás, nunca obrigou-me a chamá-la “senhora”, exigia que se pedisse desculpas, independente dos motivos (poderia ser culpa do coleguinha), que me levassem a injuriá-lo ou ultrapassar os limites territoriais do respeito ao próximo. Verdade que nem sempre era fácil engolir o orgulho, alguma birra acontecia, mas desculpar-se exigia de mim uma certa dose de maturidade, que desenvolveria a cada erro.
Vamos ao ponto: em um dia qualquer desta semana (certamente, depois do dia dois de maio), li a no mínimo curiosa manchete em um jornal local: “EUA se recusam a pedir desculpa ao Paquistão”. Confesso que não li a matéria, mas me diverti em imaginar, fazia menção, por suposto, à invasão e assassinato daquele famoso líder, que tanto aterrorizou os EUA, de sobrenome Laden. A "desculpa" deveria ser pelo fato de os americanos terem entrado naquele país sem pedir. Tal fato, imaginem, é como se um vizinho resolvesse, do nada, entrar no seu quintal, para dar cabo de seu cachorro que late muito alto, ou ainda, dar uma lição em seu filho que lhe quebrou as vidraças da janela jogando bola. Bom, orienta a regra do “bem viver” que o mínimo que devemos fazer ao invadir o quintal dos outros, mesmo por acidente (suponhamos que errou de porta), é pedir desculpas.
Esperar um pedido de desculpas de um país tão "importante" como os Estados Unidos e que se orgulha de ser a “Terra da Oportunidade” não é tão simples. Porém, convenhamos, uma oportunidade aí foi perdida pelo atual presidente americano de nome engraçado, a oportunidade de se desculpar e mostrar ao mundo como se trata um país com o devido respeito, afinal, na altura do acontecimentos, fazer pirracinha pra não pedir desculpas fica feio pra qualquer homem feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário